Generos


     Os generos são normalmente utilizados para fins de categorização comercial. Trouxe aqui um pouco de informação sobre os principais citados atualmente, e um pouco da história de cada um, que não faz mal a ninguem saber!


Comedia
     O filme cômico, que se caracteriza pela inclusão de pilhérias ou brincadeiras, tanto visuais como verbais, começou sua existência praticamente no início desta arte.  Desde o começo, criaram-se filmes em que se mostravam imagens que alegravam ou faziam rir o espectador, ainda que fosse sem o acompanhamento do som. Nestas comédias, quase em sua totalidade estadunidenses, utilizavam-se das perseguições, dos golpes, das quedas, das surpresas dos personagens, para conseguir a hilaridade do público.
     L'arroseur arrosé (O Regador Regado), de 1896, filme francês dos irmãos Lumière, é considerada a primeira comédia da história do cinema.
     Na atualidade o genero comedia se subdivide em generos hibridos como comédia de ação, comédia romântica e comédia de horror.


Suspense
      O termo designa um gênero de narrativa (de ficção ou não-ficção) em que predominam as situações de tensão, provocando temor, dúvida ou eventualmente sustos ao espectador. Este genero é largamente explorado no cimena como forma de cativar a audiência. Alguns cineastas o tornaram sua marca registrada, como é o caso de Alfred Hitchcock, cujos filmes possuem a preocupação principal de provocar uma reação de medo ou expectativa.
     De acordo com Aristóteles, em seu livro Poética, suspense é uma importante construção literária. Em termos mais amplos, consiste em surgir, mediante um perigo real, um raio de esperança onde os dois resultados mais comuns são: o impacto do perigo, por meio do qual a audiência se sensibiliza e entristece;
a esperança sendo realizada, por meio da qual a audiência sente alegria e se satisfaz.   
 
 
Drama
     Gênero onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais humanos, muitas vezes com um tema geral triste. É entendido também como uma forma acentuada de tragédia, um tipo de produção que procura efeitos fáceis e conhecidos de envolvimento do público, com a utilização de fundos musicais que procuram induzir o espectador a tristeza, ao choro ou ainda ao suspense com sentimentalismo.  
 
 
Aventura
     O filme de aventura é um gênero cinematográfico que reflete um mundo heróico de combates, em que o protagonista, ou outros personagens, são constantemente colocados em situações perigosas.
     Foi inventado na Itália, como meio de exaltação de seu passado histórico e, posteriormente, foi usado pela Rússia, para exaltar a Revolução Russa. 
     Suas caracteristicas gerais são: cenas de muita ação, como lutas e perseguições, sempre filmadas em planos curtos; Personagens estereotipados: um herói forte e valente contra um vilão; Os personagens lutam por um objetivo: tesouro, resolução de um mistério, resgate de pessoas; Premissa: o bem sempre prevalece sobre o mal; Os protagonistas enfrentam obstáculos e sofrem uma transformação no decorrer da história; A ação dramática ocorre fora dos espaços cotidianos, em lugares pouco usuais, como florestas, desertos, galáxias etc.; Freqüentemente a ação acontece no passado ou num mundo de fantasia; É dada maior importância à ambientação, ao vestuário e aos efeitos especiais que ao roteiro.
 
 
Ficção
     Este termo é usado para designar uma narrativa imaginária, ou referir obras criadas a partir da imaginação. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos reais, mas sempre contêm algum conteúdo irreal.
     Autores de livros causaram a curiosidade e a imaginação do mundo sobre temas dessa natureza, como H. G. Wells ou Júlio Verne, chamando a atenção dos autores da mídia. Orson Welles, como radialista, aterrorizou toda a população de Nova Iorque, interpretando no rádio a história do livro Guerra dos Mundos de H. G. Wells. Alguns livros foram interpretados no cinema ainda em preto e branco e outros ainda desde o cinema mudo, como o clássico King-Kong.
     Nos dias atuais os filmes deste género estão entre os que alcançam maior índice de bilheteira, demonstrando a fascinação das pessoas sobre o que está por vir, ou ainda sobre o que é pura fantasia
 
 
Documentario
     Este é um género cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade, poream dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade tal como ela é.
     O cinema documentário pode ser considerado como uma fonte de pesquisa e ensino da história. Pode também, significar para realizadores, estudiosos e espectadores uma prova da "verdade", uma vez que trabalha diretamente com imagens extraídas da realidade. É comum se imaginar o filme documentário como a expressão legítima do real ou se crer que ele está mais próximo da verdade e da realidade do que qualquer outro filmes. 
    
 
Guerra
     O filme de guerra é um gênero cinematográfico que tem retratado conflitos anuais ou históricos.
     Quase todos os países envolvidos em conflitos recorreram em algum momento a dramas e aventuras de guerra para destacar as suas razões e criticar as razões do inimigo eventual, apresentando de um lado personagens nobres e corajosos e, do lado oposto, os vilões.

     Se uma boa parte dos filmes de guerra procura mostrar apenas explosões, tiros e mortes, há uma outra parte que usa o gênero para refletir sobre o mundo em que o homem vive, e do qual a guerra continua a fazer parte ainda hoje.


Romance
     Os filmes do gênero romance podem ser definidos como aqueles cujo enredo se desenvolve em torno do envolvimento amoroso entre os protagonistas. Um dos pré-requisitos do gênero é de que o filme tenha um "final feliz", contudo, alguns filmes com final triste também são considerados filmes do gênero romântico. São os chamados "star-crossed lovers", os amantes que não conseguem ficar juntos no final do filme.

     Alguns dos clichês do gênero são o "amor verdadeiro", que se sobrepõe a todos os osbstáculos, e o "par perfeito", que é geralmente mais presente nas comédias românticas.
     Os filmes deste genero mais bem sucedidos nas bilheterias foram "Titanic" e "Ghost - Do outro lado da vida."


Terror
     O gênero ficcional do terror ou horror existe em qualquer filme em que se pretenda provocar a sensação de medo. Desde a década de 1960 que qualquer obra de ficção com um tema mórbido ou repelente são conhecidos do público como um gênero à parte, com grupos de fãs muito específicos.  Este gênero está intimamente ligado à ficção fantástica e à ficção científica, mas o medo ainda é a fonte dos filmes de terror. Alguns especulam ser um dos sentimentos que mais faz as pessoas se sentirem vivas e livres.
     Atualmente os especialistas neste genero são os escritores Stephen King e o britânico Clive Barker.


Musical
      Este é um gênero de filme no qual a narrativa se apóia sobre uma sequência de músicas coreografadas, utilizando música, canções e coreografia como forma de narrativa, predominante ou exclusivamente.
     A chamada “Era de Ouro dos Musicais” inicia-se logo após a II Guerra Mundial e vai até os primeiros anos da década de 1960. São dessa época as produções mais monumentais e bem-sucedidas no aspecto financeiro (e memorável), como “Cantando na Chuva (Singing in the rain)”, “Oklahoma!”, “South Pacific”, “O Rei e Eu” (The King and I), “Cinderela em Paris” (Funny Face), “Gigi” (Gigi), “Amor, Sublime Amor” (West Side Story), “Mary Poppins” e a notória dupla concorrente de 1965: “Minha Bela Dama” (My Fair Lady) e “A Noviça Rebelde” (The Sound of Music).

 
Cult
      Filme cult é um termo coloquial para filmes que agregam grupos de fãs, mas que não alcançam uma fama e reconhecimento considerável. As características em um filme cult podem incluir uma trilha sonora obscura, conceitos e ciências fictícios criados na história, ou personagens estranhos.
     Geralmente são filmes de conteúdo original, e de roteiro também original, que tentam passar uma mensagem inovadora, muitas vezes de forma subliminar, de múltipla interpretação e de difícil compreensão pelo grande público habituado a visões mais convencionais da realidade. Por assim ser, geralmente são enquadrados em filmes alternativos, filmes B ou undergrounds.
      O genero "cult" não se preocupa em agradar ao grande público, não seguem fórmulas holiwoodianas de grande sucesso, não entram nos grandes circuitos, e geralmente não alcançam grandes bilheterias, e portando, na grande maioria das vezes, não interessam às grandes produtoras. No entanto, agradam um pequeno público de gosto peculiar e mais refinado, que tenta extrair a mensagem que o autor quer passar, e a utiliza como fonte de conhecimento, e as vezes até como filosofia de vida. Pela relativa escassez desse material, esses filmes acabam por serem cultuados e amplamente debatidos por seus fieis “seguidores”.
     Logicamente, todos esses critérios de definição são relativos, não sendo possível analisá-los de forma absoluta. Alguns filmes cult podem sim ser "mainstream" nos seus países de origem (são culturas diferentes, e o que é inovador e alternativo para uns pode ser comum e massivamente atraente para outros), alguns filmes são bem divulgados e possuem elementos (como a violência) que atraem o gosto do grande público e se tornam grandes bilheteirias, e nem por isso deixam de ser cult.